quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Aspecto Econômico

É inegável que a força de manipulação do mercado na época das festas de Natal encontra sua explicação na característica consumista do homem monderno: eles é, antes de qualquer coisa, um ser consumidor. A ideologia de mercado é capaz de transformar o Natal em uma festa que acontece dentro dos shoppings e supermercados, e não mais nos templos religiosos, como antigamente. Quem hoje assiste, por exmeplo, à Missa do Galo? É claro que o reflexo de toda essa manipulação da data faz sobressair os aspectos esconômicos do Natal, em detrimento de todos os outros. Poderíamos citar, como exemplo, o fato de que o mercado, auxiliado pela publicidade veiculada nos meios de comunicação, se apropria de elementos cristãos, desvirtuando-os. Os livros de auto-ajuda, a figura de Jesus estampada em roupas da moda, as imagens religiosas vendidas em joalherias, promovem uma banalização que inviabiliza a mensagem original de Natal.

Nenhum comentário: